Pular para o conteúdo
Início » Geral » Age of Empires e sua criação

Age of Empires e sua criação

Age of Empires, um dos games mais queridos pelos fãs de PC está voltando! Então hoje vamos falar sobre sua criação.

A Xbox Studios deu algumas declarações sobre o jogo Age of Empires IV, lançando trailer e até mesmo uma data parcial de lançamento, que será no final de 2021. Através dele, ficou muito claro que esse vai ser um game com tudo o que os fãs mais amam nos clássicos games da franquia, com foco no segundo jogo, mas sem abrir mão de atualizar vários elementos. E, claro, sempre tentando trazer para o real.

Assista ao trailer:

Sendo assim, resolvemos relembrar a história desse game tão importante para os jogos de estratégia em tempo real. O jogo passou por algumas dificuldades em sua criação, mas tem conquistado muitos fãs desde seu lançamento. Além disso, Age of Empire foi o responsável por muitos gamers terem escolhido o PC como sua plataforma preferida.

O surgimento do jogo

Tudo começou como um projeto secundário da empresa de TI, Ensemble Corporation, em 1995. Tony Goodman reuniu algumas pessoas e literalmente perguntou “quem gostaria de criar um game?”. Assim, uma pequena equipe de desenvolvedores se juntou, mas, a princípio, nenhuma ideia parecia muito boa, até eles resolverem focar na que pareceu a “menos pior”. Então nesse momento nascia Age of Empires.

No início, a empresa desenvolveu o jogo para ser focado em sobrevivência, de modo que os jogadores seriam náufragos em uma ilha deserta ou em outro cenário desconhecido. Eles teriam que sobreviver ali, construindo casas cuidando de animais e resistindo contra os nativos, enquanto melhoravam sua tecnologia para poder voltar para a civilização. Foi dessa forma que o game começou a seguir para o que conhecemos hoje, já que vários desses elementos foram mantidos.

Bill Gates viu muito potencial no game e insistiu para que ele tivesse foco em contar a história e que a parte competitiva fosse deixada em segundo plano. Porém a desenvolvedora bateu o pé e falou que o foco era a diversão. Apesar disso, o aspecto histórico sempre foi um dos fundamentos do game, e hoje em dia é impossível dissociar um do outro.

O lançamento de Age of Empire

Quando Age of Empire foi lançado, as expectativas de vendas até que eram animadoras. Já era possível notar, depois do jogo pronto, que havia algo de interessante no resultado final. Então, logo no lançamento em 1997, o game conseguiu ótimas críticas e o público realmente gostou da ideia de um civilization em tempo real. Além disso, a pegada histórica também agradou muito e logo as vendas aumentaram. Ele vendeu nos primeiros anos 8 vezes mais do que a expectativas mais otimistas.

O sucesso de Age of Empires 2 foi tanto que até hoje mais de 400 mil jogadores o jogam todos os dias. Vale ressaltar que estamos falando de um game dos anos 90, que mesmo com uma boa remasterização, ainda tem gráficos datados.

Contudo, compreendendo a grande paixão de seus fãs pelo jogo, a desenvolvedora incorporou as melhores alterações dos criadores de mods, a fim de atender os desejos daqueles que nunca deixaram o game morrer.

Age of Empires 2 o mais querido da franquia

Spin off

O game também gerou um spin off, o Age of Mythology, que falava sobre deuses, e posteriormente Age of Empires 3. Porém este não fez tanto sucesso, por apresentar algumas mecânicas questionáveis, apesar de ser um ótimo jogo também. Também lançaram o Age of Empires online, que seria como um MMO, mas ele não conquistou o público.

Age of Empires Online foi um fracasso

Agora estamos às vésperas de ter uma volta às origens, com Age of Empires IV, previsto para o final do ano 2021. Ele promete trazer várias das mecânicas passadas, só que aprimoradas. O game também traz ideias novas, como poder fazer as tropas se camuflar entre a vegetação, a possibilidade de usa arqueiros em cima dos muros e haverão mecânicas para subir em construções, como acontece nos filmes, além de dar a cada povo mecânicas únicas.

Age of Empires IV

Estamos na expectativa desse game!

Para mais conteúdos como esse, continue no nosso site clicando aqui. e se quiser dar uma turbinada no seu PC recomendamos a nossa loja, é só clicar aqui.

Join the conversation