Pular para o conteúdo
Início » 144hz » Como aumentar o alcance do Wifi? Confira nossas dicas!

Como aumentar o alcance do Wifi? Confira nossas dicas!

como aumentar o alcance do wifi

A praticidade e eficiência do sinal das redes WiFi conquistaram nossos corações já faz algum tempo. Sua utilidade ultrapassa os ambientes comerciais, empresariais e chega até a sala da nossa casa. Afinal, apertando apenas um botão já temos acesso ao mundo inteiro, nas palmas das nossas mãos.

Normalmente, quando chegamos a algum lugar pela primeira vez, nossa principal dúvida é: “qual é a senha do Wifi?” ou, então, logo fazemos check-in nas redes compartilhadas disponíveis.

Para quem gosta de jogos online, ter uma internet potente e estável é ainda mais necessário. Mas, sabemos que dentro de uma casa inúmeros aparelhos são conectados à rede, por causa disso, muita gente sofre com sinais super baixos, que ficam “caindo o tempo todo”.

É fato que os problemas com a conexão wireless são comuns, e podem acontecer pelos mais variados motivos. Porém, em algumas situações, pequenas mudanças são capazes de fazer com que você consiga sinal em todos os cômodos da sua casa.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a aumentar o alcance da sua rede Wifi e dar adeus às partidas de jogos perdidas por quedas de internet.

Atenção ao “básico do básico”

a solução

Antes de aplicar as dicas que vamos te passar, não se esqueça do “básico do básico”. Ou seja, não se esqueça que para ter conexão de qualidade, você precisa ter um plano de internet que seja compatível com seu uso domiciliar.

Isso significa que quanto mais aparelhos estiverem conectados em sua rede, melhor seu plano de internet deve ser. Esse é o fator mínimo para que você consiga um alcance estável e potente.

No entanto, na prática, até as pessoas que investem em bons planos podem ter problemas com o sinal do Wifi. Quem nunca percebeu que em algum canto da casa o notebook fica bem mais lento ou, às vezes, nem funciona?

Por isso, para resolver esse problema, você deve observar:

A localização do roteador

A gente não costuma prestar muita atenção na localização do roteador, até porque a maioria das pessoas prefere que ele esteja bem escondido para não estragar a decoração. Mas, na verdade, de tempos em tempos é bom analisarmos se a posição do aparelho é a mais adequada.

O sinal do roteador é transmitido por meio de ondas, como as ondas de rádio. Por conta disso, ter móveis, paredes, livros ou qualquer outro obstáculo no meio do caminho, pode atrapalhar na distribuição do sinal.

É por isso que a nossa dica é que você coloque seu aparelho em um ponto alto da casa e, de preferência, no centro.

Essa é uma posição em que as ondas não sofrem interferências e conseguem se expandir para baixo e para o lado, sem que nenhum empecilho barre o trajeto.

Ah, fique de olho em outros objetos eletrônicos que possam interferir na recepção das ondas de rádio. É comum que fornos micro-ondas, lâmpadas de halogênio, telefones sem fio, reduzam a qualidade da conexão.

Experimente mudar o canal de acesso

Hoje em dia, (quase) todo mundo tem Wifi em casa. Dessa forma, a menos que você esteja em uma região pouco urbanizada, é possível que várias residências estejam utilizando o mesmo canal (intervalos entre frequências) que você.

Para descobrir qual é a situação do seu canal de internet, utilize alguns aplicativos como o InSSIDER, WiFi Stumbler ou o WiFi Analyzer, que mostram o canal utilizado e quais opções estão menos concorridas naquele momento. Vale a pena checar esse ponto!

Mude a senha do seu roteador

você pode estar sendo roubado

De nada adianta fazer seu roteador ser mais eficiente e aumentar seu alcance, se outras pessoas tiverem acesso à sua rede sem seu consentimento. É por essa razão que mudar a senha do roteador é importante.

Na hora de escolher uma senha, lembre-se de combinar letras e números, não faça combinações muito óbvias e números sequenciais. Assim, você dificulta o acesso indesejado à sua rede e evita que ela fique lenta novamente.

Considere a compra de um repetidor de Wifi

Caso já tenha aplicado todas essas dicas e mudanças, mas ainda não tenha conseguido um alcance satisfatório, talvez seja preciso instalar um novo roteador ou um repetidor de sinal.

Os repetidores de Wifi são conectados aos roteadores e, como o nome sugere, eles replicam o sinal, levando as ondas para os cômodos mais distantes. Se você mora em uma residência com mais de um andar ou com paredes muito grossas, essa, pode ser a melhor opção.

Aqui na Brotherss temos diversos modelos de roteadores para você conferir. Cada um deles possui suas especificações, o que torna possível encontrar aquele que se adequa perfeitamente a sua necessidade.

E então, gostou desse post? Acompanhe nosso blog para receber mais conteúdos sobre informática, games e tecnologia!

Marcações:

Join the conversation