Pular para o conteúdo
Início » 144hz » Como proteger seu computador de curtos elétricos? Confira!

Como proteger seu computador de curtos elétricos? Confira!

A possibilidade de ter o PC danificado por conta de curtos elétricos parece muito distante para você? Mas, você sabia que se você não souber como proteger seu computador um simples curtos elétrico pode se tornar um problema?

A energia elétrica é produzida a partir de diferentes potenciais elétricos entre dois pontos, esses pontos permitem estabelecer uma corrente elétrica que se firma entre eles. Sem o poder da eletricidade estaríamos perdidos, em dias de quedas sabemos muito bem disso.

Quem nunca sofreu com quedas de energia no meio da partida? Quem nunca ficou sem bateria no celular e tudo o que queria era uma tomadinha? Ficar sem TV, sem computador, microondas e o pior… sem luz, não é nada fácil.

No entanto, sabemos como a energia pode danificar o computador de diversas maneiras. Principalmente no que diz respeito a variações de tensão de rede e descargas elétricas, aquelas que acontecem nas mais fortes tempestades.

Mas, existem diversos dispositivos que podem nos ajudar a proteger o computador e evitar que eles fiquem danificados. Vamos ver a diferença entre eles?

Filtro de linha

proteger pc de curtos com filtro de linha

Como o nome sugere, os filtros são dispositivos responsáveis por filtrar a energia que alimenta o computador. Ele é o dispositivo adequado para resolver as situações de ruídos, picos de tensão e transientes.

Basicamente, o filtro de linha é o grande herói do seu computador. Ele conta com diversos componentes que vão ajudar caso uma grande descarga elétrica seja liberada na linha em que seu pc está ligado.

Em uma situação como essas, esse herói do seu computador irá se sacrificar. O dispositivo irá queimar fusíveis e tudo o que se fizer necessário para manter o computador seguro, impedindo que a corrente elétrica de alta intensidade chegue ao computer.

Infelizmente, os filtros de linha que encontramos no mercado costumam ser apenas uma “extensão moderninha”, a grande maioria deles não atendem a todos os requisitos esperados. Para achar um bom filtro, desconsidere aqueles super baratos.

Alguns filtros de linha de boa qualidade possuem protetores de linha telefônica acoplados, que conseguem manter os problemas elétricos bem longe.  Assim, seu PC fica mais seguro até em dias de tempestades.

Estabilizador

proteger seu pc contra curtos eletrônicos

A função do estabilizador é bem parecida. Porém, seu trabalho age em sentidos diferentes. Um estabilizador terá a função de assegurar que a energia que vai em direção a fonte de seu computador esteja sempre limpa, sem interferências e flutuações.

Da mesma forma como um filtro de linha opera, em situações como as citadas anteriormente, o estabilizador irá queimar fusíveis para evitar que a sobrecarga chegue até a fonte do computador.

Devemos lembrar que os estabilizadores não são itens mágicos. Ele só é capaz de resolver as sub ou sobretensões em faixas pré determinadas, que estão descritas em seu manual. Por isso, nada de investir em um estabilizador que não é capaz de proteger o seu pc, dependendo da energia fornecida.

Ah, é importante lembrar que praticamente todos os estabilizadores possuem filtros de linha embutido. Além disso, assim como um bom filtro de linha, alguns estabilizadores também contam com protetores telefônicos.

O estabilizador age basicamente como um transformador interno. Ele alterna a corrente que sai para o computador, elimina as oscilações e garante que a alimentação da energia chegue ao mais próximo possível da estabilidade.

Sabe o que isso significa? Que o estabilizador pode ser a forcinha que seu pc precisa para ficar ligado por mais um tempinho antes de desligar com quedas de energia. Esse tempinho, muitas vezes, é o suficiente para que você não perca aquele arquivo importante.

O no-break

proteger seu pc contra curtos com nobreak

As empresas, no entanto, costumam ter  o equipamento mais completo no que diz respeito à proteção elétrica. Isso porque um no-break possui todos os elementos citados acima, bem como baterias que possuem a capacidade de manter seu computador funcionando, mesmo que a energia acabe.

De acordo com a capacidade da bateria do dispositivo e com a quantidade de energia exigida pelo computador, ele pode permitir que você continue jogando (ou trabalhando) por um bom tempo, sendo mais que o suficiente para salvar tudo e até desligar o pc.

Podemos dizer que o no-break é, basicamente, um estabilizador e uma bateria. Ou seja, a capacidade que o estabilizador possui de preservar a energia, é potencializada pela presença da bateria.

Outra vantagem do no-break é que, se a energia não corresponde a faixa correta, a bateria atua para complementar a energia necessário. Por isso, podemos dizer que o no-break possui uma semi autonomia, que acaba com o findar da energia do dispositivo.

Com certeza os três tipos de proteção são ótimas opções para diferentes tipos de situações. Para uso domiciliar, usar um filtro de linha é suficiente para deixar seu PC super protegido. Mas o estabilizador e o no-break são essenciais caso você precise de algo mais poderoso.

Confira a loja da Brotherss e veja nossas opções de dispositivos que vão garantir a segurança do seu computador!

Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo gamer, toda semana um post post novo! Conheça a História dos monitores de vídeo!

Marcações:

Join the conversation