Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Ergonomia na hora de jogar: cuidados importantes!

Ergonomia na hora de jogar: cuidados importantes!

importância da ergonomia

Muita gente gosta de passar horas na frente do computador, jogando partidas eletrizantes dos seus jogos preferidos. No entanto, são poucas aquelas que realmente conseguem manter a ergonomia de modo saudável.

Se você é um gamer profissional ou conhece alguém que nutre uma verdadeira paixão por jogos on-line, com certeza já percebeu que passar cinco, oito e – muitas vezes – até dez horas em frente ao PC não é um fato raro.

Porém, é fato que ficar tanto tempo na mesma posição acaba causando dores e lesões que a longo prazo podem acabam se agravando até se tornarem problemas sérios. É justamente por isso que existem os produtos voltados para a linha gamer.

O que é ergonomia?

Chamamos e ergonomia a ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que ele executa – no nosso caso, a relação entre o homem e o jogo que ele joga. A ideia é estabelecer uma perfeita sintonia entre as limitações físicas do ser humano e suas atividades.

Um dos maiores objetivos da ergonomia é melhorar a eficiência produtiva do indivíduo, ou seja, melhorar sua performance nos games, garantindo que você não sinta dores ou incômodos que possam atrapalhar seu desempenho.

Além disso, garantir que sua saúde permanece intacta durante anos como gamer também é um dos maiores objetivos dessa ciência. Para isso, é preciso garantir que você esteja devidamente acomodado, com conforto e boa postura.

Sendo assim, o mundo gamer se especializou em apresentar cadeiras gamers que são ergonômicas de verdade, abraçam o jogador, corrigindo a postura e adequando os movimentos corporais efetuados constantemente.

Por que cuidar da ergonomia é importante?

O simples fato de diminuir as dores e as tensões diárias produzidas pelas horas de jogos, já é um motivo mais que satisfatório para cuidados da ergonomia, não é mesmo? Mas, além disso, ainda existem outros pontos que precisam ser lembrados.

Punhos, dedos, ombros, pescoço, cotovelos e costas podem sofrer com o uso de equipamentos indevidos ou com a simples falta de cuidado. Gamers podem ser até propícios a desenvolverem LER (lesão por esforço repetitivo) justamente por falta de ergonomia.

Além disso, quando ficamos muito tempo parados, sentados a frente do computador, as partes do corpo que mais precisam se esforçar é a coluna vertebral e o coração. Por isso, alguns anos depois  elas tendem a começar a demonstrar suas primeiras reclamações.

Esse desgaste diário tende a iniciar um processo degenerativo que atua silenciosamente e costuma ser irreversível. Portanto, mesmo que hoje você não se sinta nada, vale a pena cuidar para não ter grandes surpresas no futuro.

Como se posicionar enquanto joga?

como se posicionar enquanto joga

A maioria das pessoas acredita ter uma boa postura em frente ao PC. Porém, na realidade, com o passar do tempo das partidas, é natural que o nosso corpo deixe de prestar atenção na postura, principalmente por termos outras preocupações latentes naquele momento.

De longe, as cadeiras são os itens que mais precisam ser ergonômicos durante as partidas.

Seja no computador ou no notebook, sua cadeira precisa oferecer encosto, de preferência almofadado, contar com possibilidades de ajustes, ser compatível com seu peso e ser composta com materiais de boa qualidade.

Fizemos um post falando sobre cadeiras que englobam tudo isso com bastante precisão, dá uma olha aqui: As melhores cadeiras gamers, comparativo entre 2018 e 2020

Para isso, um modelo ergonômico precisa oferecer encosto e a maior possibilidade de ajustes, principalmente na altura. Em locais como escritórios, onde diferentes pessoas costumam usar a mesma cadeira, as adaptações são essenciais.

As nossas cadeiras e bancos estão de acordo com as exigências da NR17 – Ministério do Trabalho.

  • O mouse também precisa ser ergonômico

É essencial que seu mouse tenha o mesmo tamanho da sua mão, que seja perfeitamente acomodado. O mais indicado é que ele não apenas seja do tamanho correto das suas mãos, mas que ele também tenha um bom tempo de resposta!

Os mouses mais populares do universo gamer se preocupam com essas características, justamente porque a ergonomia é fator importante no desenvolvimento de itens voltados exclusivamente aos gamers.

  • O teclado também pode ser mais ergonômico

Só quem já usou aqueles teclados com teclas super duras entende o quanto um teclado gamer ajuda na ergonomia. Você pode optar por um teclado que possua as teclas mecânicas mais baixas.

Esses teclados são mais macios. Assim, você não irá precisar se esforçar mais que o suficiente, o que irá evitar que seus músculos e tendões fiquem doloridos ou até tensionados.

  • A importância de fazer pausas

Entendemos a longas horas de treinos, campeonatos e ocasiões que realmente não permitem pausas. No entanto, fazer pequenas pausas esporádicas podem te ajudar não apenas a restabelecer os padrões ergonômicos.

Elas também podem aumentar sua produtividade, dando aquela espairecida na mente e descansando os olhos. Aproveite esse tempo para fazer um alongamento, por exemplo, isso irá oxigenar o cérebro e melhorar sua performance.

Esperamos que esse post te ajude a manter o corpo sempre alinhado, com boa postura e posições confortáveis! Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das nossas dicas e sugestões, estamos sempre por aqui.

Marcações:

Join the conversation