Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Gamer amador: como escolher o melhor gabinete gamer?

Gamer amador: como escolher o melhor gabinete gamer?

como escolher o gabinete ideal

Não basta proteger as peças do computador, o gabinete gamer ainda tem outra função: deixar sua máquina com uma “cara gamer”, com estilo e personalidade própria. Ele precisa deixar muito claro que tem uma função especial, que não é um simples PC de mesa, mas sim uma máquina desenvolvida com uma missão específica, muito mais potente e dinâmica.

A principal função do seu gabinete é proteger os componentes internos do PC, como a placa-mãe e a placa de vídeo, de toda a poeira, umidade ou qualquer outro tipo de situação que possa prejudicar o funcionamento da máquina. Mas, além de tudo isso, ele também é a marca registrada de todo gamer que se importa com o visual da máquina, sendo assim, é importante saber escolher, organizar e cuidar da sua máquina. Acompanhe as dicas da Brotherss para aquele momento de escolher o seu gabinete.

Como escolher o Gabinete Gamer certo pra você?

qual-gabinete-escolher

Ainda que muita gente não saiba, os gabinetes não são todos iguais. E aqui ainda nem estamos nos referindo aos ajustes de cor, LED, transparências e outros fatores que distinguem ainda mais o corpo dos PCs. Na verdade, são as características técnicas que podem fazer a diferença para você.

Se você está nessa jornada de escolher um bom gabinete, leve em consideração os pontos que iremos listar, assim, vai ficar mais simples acertar na escolha e evitar problemas lá na frente. Confira!

Tamanho

O primeiro ponto que deve ser observado o tamanho do gabinete. Quanto tamanho você vai precisar em seu gabinete? Quais são os componentes que ele terá que comportar e qual o tamanho de cada um deles? Nessas situações, errar no tamanho do gabinete é como comprar um tênis menor que o pé. Não adianta que não vai servir.

É o tamanho do periférico que vai determinar o que você pode ou não instalar no sistema. Quanto maior o tamanho do seu gabinete, mais espaço você terá para fortalecer sua máquina. Os padrões básicos, que são: Mini-ITX, Micro-ATX, ATX, EATX, XL-AT, do menor para o maior.

À partir desses padrões você poderá ter, mais ou menos, uma noção de como escolher os modelos exatos que mais se adequam ao seu uso. Pense nas dimensões dos seus componentes e, principalmente, se o gabinete escolhido reserva espaço suficiente para possíveis upgrades futuros. Caso contrário, seus investimentos vão acontecer de forma constante.

Fluxo de ar e refrigeração

fluxo de ar de refrigeração gabinete

Você não precisa apenas de um monitor adequado ao tamanho dos componentes, você também precisa que ele tenha um fluxo de ar que corresponda à quantidade de refrigeração necessária evitar superaquecimento na máquina.

Esse é um fator essencial para qualquer computador, porém, aquelas pessoas que estão montando um PC com a função específica de rodar games pesados ou programas que vão levar a máquina à performances extremas precisam ter ainda mais atenção nesse ponto.

Aqui no blog, já escrevemos um post te explicando como montar um PC gamer que roda tudo. Caso você tenha alguma dúvida, é só conferir todo o processo por lá. Lembrando que um PC que roda tudo precisa ter um ótimo fluxo de ar, ein? Inclusive, vale a pena verificar se o gabinete possui espaço para a instalação de quantos coolers  forem necessários.

Gerenciamento de cabos

Esse é um daqueles pontos que ninguém dá muita atenção na hora de escolher o gabinete, porém, faz muita diferença no dia a dia.

Um gabinete com um bom apoio para cabos internos costuma ser bem mais simples para gerenciar e causar menos problemas com fios. Até porque aqueles fios que ficam soltos dentro do gabinete acabam correndo o risco de serem sugados ou até expelidos pelo sistema de refrigeração do cooler.

Os modelos mais recentes costumam contar com ganchos, loops por todo o gabinete, que facilitam a suspensão dos cabos. Também possuem um espaço específico para acomodar uma boa quantidade de cabos atrás da placa mãe. Assim, os fios ficam escondidos, organizados e seu gabinete fica mais bonito visualmente.

Iluminação RGB

iluminação de gabinete

Tudo bem, sabemos que não se trata de um item essencial, porém, os efeitos de iluminação correspondem ao diferencial do seu gabinete, deixando o corpo do PC com uma pegada gamer. É claro que nem todos gostam desse tipo de iluminação, até porque não se trata de um item obrigatório, entretanto, é inevitável relacionar um belo modelo de gabinete gamer com iluminação RGB ao padrão esperado em um setup de alto padrão.

Na maioria das vezes, esse tipo de iluminação tempera o ambiente, deixando o espaço mais favorável ao jogo. A opção fica ainda mais atraente se o modelo contar com uma iluminação personalizável. Isso torna o periférico muito mais flexível, ideal para qualquer momento e qualquer tipo de jogo.

Onde comprar seu gabinete?

Compre seu gabinete em uma loja responsável, confiável. Que ofereça produtos de qualidade, produzidos com materiais de procedência. Essa é a única forma de garantir um gabinete que irá ter um bom tempo de vida. Aqui na Brotherss, todos esses requisitos são tratados com muita seriedade.

Oferecemos a você diversos modelos de gabinetes gamers, cada um deles com características específicas para maximizar sua experiência. Vale a pena conferir e escolher aquele que mais se adequa a sua necessidade!

Gostou do post? Para continuar acompanhando nossos conteúdos basta ficar de olho no blog, estamos sempre trazendo dicas, sugestões e novidades para vocês!

Join the conversation