Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » A história do Mario Bros: Curiosidades que você não sabia!

A história do Mario Bros: Curiosidades que você não sabia!

Origem do Super Mario

Ele é baixinho, narigudo, possui um bigode estiloso e ganha a vida como encanador. Ele é clássico, mas ao mesmo tempo é todo atual e dificilmente alguém não o conhece. Quer saber mais sobre a história do Mario Bros? Vem com a gente!

Criado em Setembro de 1985, pela Nintendo, ele já apareceu em mais de 200 jogos e é um dos personagens mais conhecidos do mundo. Carismático e conquistador, ele parece nunca sair da moda e volta e meia dá as caras em algum evento importante, é mesmo uma celebridade.

Se você nunca passou pela experiência de salvar a Princesa Peach, nós recomendamos fortemente que você faça isso! Mas antes, conheça 7 curiosidades sobre o Super Mario World, que a Brotherss separou para você.

O primeiro nome do Mario, na verdade, era Jumpman

Duas versões do personagens Mario

Ele apareceu pela primeira vez em 1981 em um game do Donkey Kong. Seu criador, Shigeru Miyamoto, na ocasião o desenvolveu para ser um vilão.

Na época, o bigode do personagem era maior, pontiagudo e fortemente curvado. Isso aumentava seu aspecto antagonista, além de garantir que as pessoas não o confundiriam com um animal, um mutante ou algo assim (considerem a qualidade do game em 81).

Um funcionário da Nintendo em Nova York, Mario Segale, era considerado parecido com o personagem de Miyamoto. Assim, em 1985, em homenagem à esse funcionário, o nome do personagem foi alterado definitivamente de Jumpman para Mario.

Mario: carpinteiro ou encanador?

Hoje, Mario é um encanador super famoso. Um ícone da Nintendo e, provavelmente, o personagem clássico mais bem sucedido da história dos jogos eletrônicos. No entanto, originalmente, o personagem era carpinteiro.

Apenas, quando o personagem virou uma marca, ele foi transformado em encanador. Assim, os canos pelos quais ele entra no jogo, se tornaram uma das maiores referências do jogo.

Um sucesso desde o primeiro lançamento!

Em sua primeira edição, o Super Mario Bros já foi uma verdadeira explosão de vendas. Atualmente, trata-se do jogo mais vendido da história dos jogos eletrônicos. Além disso, sua trilha sonora se tornou uma referência nesse universo.

Em todas as suas versões e consoles, a série Mario já vendeu mais de 500 milhões de cópias. O jogo também ganhou versões para cinema, para peças de teatro e Mario já protagonizou até comerciais de TV. É muito famoso esse baixinho italiano!

As inspirações criativas: de onde surgiu essa viagem?

Super Mario montando no Yoshi

Super Mario é repleto de representações e simbologias realistas. De acordo com Miyamoto, o criador do personagem, a história foi desenvolvida com influências e inspirações de Alice no País das Maravilhas.

Basta se atentar um pouquinho para observar as semelhanças: assim como Alice, Mario percorre um mundo colorido, repleto de cogumelos que o fazem crescer e diminuir.

Mas, por falar em cogumelo, esses fungos não foram adicionados ao jogo de forma aleatória. Provavelmente, eles são inspirados no famoso Amanita Muscaria. Um cogumelo alucinógeno, comum no hemisfério Norte, que esteticamente é muito parecido com o cogumelo que vemos no jogo.

Além das semelhanças estéticas, esse cogumelo possui a capacidade de fazer a pessoa realmente ter alucinações e viagens psicodélicas que dão a ela a impressão de que ela está crescendo.

Vale a pena lembrar que a Nintendo nunca assumiu essa relação oficialmente, mas os traços e semelhanças são inegáveis! E as inspirações no mundo real não param por aqui!

Referências da vida real no jogo!

O Chain Chomp, o antagonista que é uma bola e está sempre preso à uma corrente, foi inspirado em um cachorro, animal de estimação do vizinho de Shigeru Miyamoto. De acordo com o criador do personagem, esse cachorro sempre quis correr atrás dele, mas era impedido pela corrente.

Haja criatividade, não é mesmo? Além disso, a fantasma Boo, é um personagem baseado na esposa de um dos colegas de trabalho de Miyamoto, Takashi Tezuka. Uma última referência interessante é o mapa do jogo!

Tudo indica que Mario mora no Japão! Um dos mapas do jogo tem uma inspiração clara no mapa do Japão. O mais legal disso tudo é que, dentro do jogo, em Super Mario Bros 3, existe um castelo que fica na exata localização de Kyoto.

Kyoto é o local que na vida real, coincidente (ou não), abriga a sede da Nintendo. E aí, você já tinha entendido essa referência?

Nem tudo que deu errado é ruim

A qualidade do Super Mario World é incontestável. Os números estão aí para confirmar essa afirmação. Porém, muitos ícones que conhecemos hoje foram criados à partir de limitações técnicas.

Por exemplo, o chapéu do Mario é uma das suas grandes marcas registradas. Porém, ele foi criado na época para burlar as limitações gráficas, que em 8-bit não permitiam que Mario tivesse o design de um cabelo bem feito.

Sendo assim, o herói foi desenvolvido com uma boina vermelha. Mal eles sabiam que essa limitação gráfica iria se tornar um dos maiores ícones do universo dos videogames.

Além disso, a escolha do macacão como traje, lá no início, não tinha nada haver com sua profissão. Na verdade, ter mangas compridas era a única forma de garantir que as pessoas veriam os braços de Mario se mexendo no jogo.

Antes de se tornar uma marca, o personagem usava um macacão vermelho e uma blusa azul.  Posteriormente, as cores acabaram se invertendo. Nós gostamos mais das cores atuais e você?

Será que Mario é atemporal?

personagens do Mario Bros

Mario ainda é um personagem famoso e assim será por muito tempo. Ele ainda é o mascote da Nintendo, é representativo, nostálgico e icônico. Pesquisas revelam que durante os anos 90, nos EUA, Mario era mais conhecido e lembrado pelas crianças que o Mickey Mouse.

Atualmente, podemos afirmar que é um jogo nostálgico, que precisa ser explorado por pessoas que nunca tiveram a experiência.

E aí, preparado para enfrentar os desafios do Reino dos Cogumelos, quebrar alguns tijolos e salvar a Princesa Peach das mãos do malvado Bowser?  Seja para matar a saudade ou para conhecer esse clássico, vale a pena se aventurar!

Gostou desse post? Continue acompanhando o blog da Brotherss. Por aqui, estamos sempre trazendo informações, sugestões, dicas e curiosidades sobre o mundo gamer. Fique de olho!

Marcações:

Join the conversation