Pular para o conteúdo
Início » Geral » PC ou notebook: qual vale mais?

PC ou notebook: qual vale mais?

Hoje vamos listar vantagens e desvantagens de ter um PC ou notebook e ver qual deles vale mais a pena para você.

PC vs Notebook

Decidir entre um PC ou um notebook é algo que, na teoria, não deveria ser tão complexo, mas, na prática é. Nenhum deles é barato, então escolher a opção errada pode significar perder dinheiro com um equipamento caro e que não te atende como poderia. Vale ressaltar que não existe um melhor, mas com certeza existe aquele que melhor te atende. Assim, basta estar atento a alguns detalhes para um escolha mais assertiva.

Como escolher?

Existe uma lista de vantagens e desvantagens entre PCs e um notebooks, e, a partir dela, você pode ver se qual deles te atende melhor. Ainda que exista uma chance dos grandes diferenciais entre eles serem irrelevantes para o seu perfil, é neste ponto que a escolha tem que ser feita.

Upgrade para PC

PC gamer

Possivelmente uma das grandes vantagens de um PC para um Notebook é a possibilidade upgrades. Ou seja, é possível melhorar o notebook somente em alguns aspectos, enquanto um PC pode ser totalmente turbinado. Dessa forma, é possível melhorar sua memória, placas de vídeo, processadores e até placas mãe. Por conta disso, tornou-se comum kits de upgrades para PC, visto que é possível reutilizar partes de um PC mais velho com partes mais novas.

PC tem mais potência por menos

Outra das grandes vantagens de um PC é que, em comparação a um notebook, ele normalmente é muito mais barato e isso faz muita diferença. Quando falamos em jogar, qualquer notebook realmente bom isso passa fácil a casa dos 6 mil, enquanto um PC consegue ter um custo bem menor. Ainda, quanto maior a potência mais discrepante é a diferença, e mesmo assim um notebook não se iguala, sendo mais fraco e muito mais caro que um equivalente no PC.

Portabilidade insuperável

Notebook

Claramente um PC não foi feito para ser transportado, eles são grandes, desengonçados e precisam de vários acessórios. Enquanto isso, um notebook, apesar de ser razoavelmente grande pode ser transportado em uma mochila ou bolsa e consegue fazer [quase] tudo que um PC faz. Ele ainda está acima dos smartphones e tablets, que, na teoria, apesar de terem as mesmas funções, nem se comparam ao notebook, que permite que seja possível trabalhar fora de casa com muita tranquilidade.

Conectividade

O notebook se conecta com tudo em qualquer lugar

Todo notebook está preparado para funcionar com o mínimo possível. Ou seja, é possível ligar o aparelho à energia, mas ele também pode funcionar por algum tempo sem, assim como pode se conectar facilmente a uma rede de internet física, ao Wi-Fi, ou mesmo à internet de um celular. Além disso, é possível usar mouses, headsets e etc, assim como é possível utilizá-lo sem qualquer acessório. Tudo isso faz com o que o notebook seja bem versátil, e uma grande arma para quem precisa ter grande agilidade fora de casa.

A grande questão é: Entenda suas necessidades

Esses são basicamente principais pontos que pesam para se decidir entre um PC e um notebook. Entender quais desses pontos melhor vai te atender é crucial para investir bem o seu dinheiro. De um lado nós temos o PC que é muito mais duradouro, com menor preço por desempenho e pode ser atualizado facilmente, aumentando muito seu tempo de vida.

Exemplo: se você tem um notebook e tira ele de casa uma vez por semana e não é para algo impressionável, significa que você poderia ter um PC com no mínimo o dobro de potência, pelo dobro de tempo, pagando muito menos do que pagou pelo seu notebook. Sem contar que jogar com ele é uma limitação e qualquer manutenção é cara, podendo te obrigar a comprar outro aparelho.

Agora, se você não precisa focar em potência e utiliza o aparelho para o trabalho, um notebook é uma ferramenta fundamental, pois ele te permite trabalhar em qualquer lugar. Além disso, é uma ótima pedida para o estudo, devido à sua agilidade e portabilidade, pois é possível levá-lo para as aulas, sem a limitação de um PC, tablet ou celular.

Em resumo

A vantagem de um notebook é te permitir trabalhar fora de casa, se você não com esse propósito com frequência, ou seja, pelo menos duas vezes por semana, ele não se paga. Isso por que um notebook parado em casa significa desperdício. Porém, em compensação, ter um PC potente e não usar essa potência para jogos ou aplicativos pesados também pode ser um exagero. Assim, se você passa tempo improdutivo fora de casa com recorrência, pode ser que o seu PC esteja sendo pouco vantajoso, pois um notebook te ajudaria a ser mais produtivo na rua.

Com esses pontos postos, a escolha é sua. Mas escolha com consciência, gaste bem o seu dinheiro, comprando algo que realmente vai te atender.

Para mais matérias como essa continue no nosso site clicando aqui, e para dar um up no seu PC ou comprar alguns periféricos entre na nossa loja clicando aqui.

Join the conversation