Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Placa de vídeo para gamers: reconhecendo qualidade e potência

Placa de vídeo para gamers: reconhecendo qualidade e potência

placa de vídeo qualidade e potencia

Escolher uma placa de vídeo de qualidade, que garanta potência para seu PC Gamer é essencial para que você consiga rodar todos os seus jogos ou para executar aquele programa de edição de fotos ou vídeo mais pesado.

Para muitas pessoas, a GPU é o item mais importante em um PC Gamer. Isso porque o jogador depende completamente do desempenho dela para ter um bom rendimento. Porém, com tantas opções no mercado, fica até difícil escolher qual é mais adequada.

Justamente por ser um dos componentes essenciais em um Pc Gamer, as placas de vídeo também costumam estar listadas entre as peças mais caras. Sendo assim, vale a pena dedicar algum tempo de pesquisa para acertar na compra e entender suas funcionalidades.
Continue a leitura para saber mais!

Para que a placa de vídeo serve?

placa de vídeo gtx 980

Se a placa de vídeo é assim, tão importante, é por que ela tem uma função especial. Na verdade, ela funciona como um computador: tem processador próprio, memória e responde por todo o processamento gráfico do seu PC.

Ela é o componente que dita a qualidade da imagem que vai para a tela do seu computador. De forma simples e básica, é possível afirmar que, quanto mais potente sua placa de vídeo, mais fps (frames por segundo) serão exibidos e, simultaneamente, com mais resolução.

Se você está montando seu PC Gamer do zero, tenha em mente que é necessário escolher componentes compatíveis com a qualidade da sua placa de vídeo. Agora, se você está reestruturando uma antiga configuração, talvez seja preciso alterar alguns itens, para que todos tenham o mesmo nível de potência e qualidade.

Por que potência e qualidade são essenciais?

Nos últimos anos, as discussões sobre a qualidade e a potência das placas de vídeo tem se tornado mais intensas e precisas. Isso se dá porque vivemos em uma época de aumentos gigantes em níveis tecnológicos que refletem, diretamente, no mundo dos games.

Dessa forma, pensar em crescimento de tecnologia leva também à criação, desenvolvimento e lançamento de jogos cada vez mais modernos, pesados, com propostas mais amplas e gráficos mais consistentes.

É claro que isso chegou para as placas de vídeo. Afinal de contas, acompanhar toda essa evolução exige que os fabricantes desses componentes cresçam rapidamente em qualidade, potência e em muitos outros fatores.

Essa é uma das inúmeras causas de acompanharmos tantas atualizações, novas versões e upgrades das GPU todos os anos. Por causa disso, temos muitas opções e características diferentes, já que são itens voltados para jogos e configurações específicas.

Melhores placas de vídeo para construir um PC Gamer em 2020

placa de vídeo

Vamos ver, então, quais são as melhores placas de vídeo para rodar os jogos mais recentes e modernos, para acelerar animações do sistema operacional e permitir a execução de vídeos em alta resolução (e tudo isso considerando a compatibilidade do seu computador).

Placas de vídeo ideais para jogar 4K

Para rodar jogos e vídeos em 4K no PC, é necessário uma placa de vídeo de ótima qualidade e potência, pois o 4K possui quatro vezes mais pixels que o Full, fazendo com que o trabalho da GPU seja muito maior.

NomeChipBoostMemória
RTX 2080Turing (TU102)1755 MHz11GB GDDR6

A EVGA GeForce RTX 2080 Ti ULTRA GAMING sem dúvidas é a melhor placa de vídeo para 4K do mercado no momento. Se você quer alcançar grandes resoluções com qualidade gráfica inimaginável, essa é a aposta ideal.

Para reproduzir 144op ou 144Hz

NomeChipBoostMemória
RTX 2070TU1041800 MHz8GB GDDR6

O RTX 2070 SUPER é uma das opções incríveis da Nvidia. Não exageramos em dizer que é a melhor versão entre seu antecessor até o 108ti, principalmente quando o assunto é custo-benefício. Com as configurações certas e o monitor certo, pode levar seu FPS para mais de 144PFS.

A melhor para 1080p

NomeChipBoostMemória
RX 570Polaris 20 XL1244MHz4GB GDDR5

Uma alternativa econômica da Radeon, que tem a potência necessária para garantir uma boa performance em Full HD, com um preço mais acessível. Ideal para quem quer montar um PC Gamer sem investir uma fortuna.

E Input (900p / 720p)?

NomeChipBoostMemória
RX 560Polaris 211196MHz4GB GDDR5

 O baixo custo é uma das grandes vantagens da MSI Radeon RX 560. Ela é uma excelente opção para você que quer um equipamento de qualidade, mas conta com um orçamento baixo para construir seu novo PC.

Essa placa oferece um desempenho aceitável em resoluções de 720p, 900p e até 1080p.

 Mas, afinal, devo ou não atualizar meu GPU?

Para decidir se deve ou não atualizar seu GPU, basta analisar se sua configuração atual é compatível com os novos jogos que você desejar rodar. Depois disso, verifique seu orçamento para ter em mente quais opções cabem no seu bolso.

É importante levar em conta, também, que alguns outros componentes do seu PC terão que ser ajustados para que você esteja seguro. E, é claro, não se esqueça que os jogos continuarão em constante evolução. Por isso, pense a longo prazo!

Aqui na Brotherss você encontra as melhores opções em placas de vídeo, pelo melhor custo-benefício do mercado. Acesse nosso espaço gamer para conhecer todos os nossos produtos.

Marcações:

Join the conversation