Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Melhores processadores para jogar sem placa de vídeo

Melhores processadores para jogar sem placa de vídeo

Hoje vamos falar dos melhores processadores para jogar sem placa de vídeo. Que tal buscar um que dá conta?

Red Dead Redemption 2 mesmo sem placa de vídeo roda

Não é de hoje que o mercado de placas de vídeo está em crise, são poucas unidades, vários dos melhores modelos simplesmente não estão disponíveis e as que estão apresentam com preços absurdos. Sendo assim, é difícil montar uma máquina que permita jogos sem desembolsar quantias astronômicas, mas existe uma solução, os gráficos integrados.

O gráfico integrado é quando o processador já possui a GPU integrada, assim, é como se ela tivesse uma mini placa de vídeo dentro do CPU. Como o processador não possui memória interna dedicada, ela utiliza a memória RAM do PC, o que permite assistir vídeos e até mesmo jogar games mais leves. Lembrando que se o processador não tiver gráficos integrados, o seu PC não executa vídeo.

Processadores com gráficos integrados possuem no final do nome a letra G, as que não possuem tem a letra F.

Não só jogos leves

Realmente gráficos integrados não substituem uma boa placa de vídeo, isso é um fato. Processadores mais modestos só permitem jogar games bem leves, como League of Legends ou inferiores. Contudo existem alguns processadores, principalmente para o lado da AMD, que possuem uma boa potência e conseguem encarar jogos pesados com uma boa qualidade.

Vamos dar duas opções de processadores quem tem ótimo custo-benefício e dão a possibilidade de jogar games pesados. É claro que é necessário maneirar na configuração, mas ainda assim ele pode dar o tempo necessário para essa crise das placas de vídeo passar e você não precisar pagar rios de dinheiro.

Existem opções ainda mais poderosas que estas, mas com valores bem elevados, como as AMD Ryzen da série 4000. Porém essas já servem muito bem.

AMD Ryzen 5 3400G

Esse com certeza é nossa indicação. Na faixa dos R$ 1300,00 a R$ 1500,00, o AMD Ryzen 5 3400G não precisa de uma placa de vídeo para rodar games. E, quando falamos games, estamos nos referindo a games pesados também, como Red Dead Redemption 2, que chega a estabilizar em 30 quadros em HD. Veja que, obviamente, essa não é a qualidade ideal para jogar esse maravilhoso game, mas mostra que o gráfico integrado encara qualquer coisa.

Processador AMD Ryzen 5 3400G 3.7GHz (4.2GHz Turbo), 4-Núcleos 8-Threads

Memória RAM é importante

Deixamos claro que é muito importante utilizar pelo menos 16GB de memória RAM, pois os gráficos integrados não tem memória dedicada, como acontece com uma placa de vídeo e necessitam que o PC possua uma margem para ser utilizada.

A questão é que, com esse processador, você consegue jogar praticamente qualquer jogo, sempre tendo que ajustar as configurações obviamente. Porém, ainda assim, ele consegue alcançar mesmo os jogos mais pesados do momento, sem a utilização de uma placada de vídeo. Assim você vai ter condições de esperar esses preços melhorarem ou até que surja alguma promoção relâmpago.

Uma alternativa mais barata

Processador AMD Ryzen 3 3200G Quad-Core 3.6GHz (4GHz Turbo), Núcleos 4, Threads 4

O AMD Ryzen 3 3200G é um pouco mais barato que nossa primeira indicação e também um pouco menos potente, mas também encara bem os games mais complexos bem. Com as devidas adaptações é possível se manter jogando até que seja possível comprar uma placa de vídeo realmente potente.

A Intel não tem apresentado bons resultados em seus gráficos integrados, apesar de prometerem que sua nova linha vai conseguir bater de frente com as da AMD, mas estamos aguardando ainda.

Se gostou da matéria continue no nosso site clicando aqui, e se esta afim de dar um up no seu PC entre na nossa loja clicando aqui.

Join the conversation