Pular para o conteúdo
Início » Geral » Protagonistas femininas dos games

Protagonistas femininas dos games

Protagonistas femininas dos games

Apesar da indústria dos videogames já existir há bastante tempo, a primeira das protagonistas femininas dos games só apareceu em 1982 com o jogo Ms. Pac Man. Ela era praticamente, uma versão do Pacman com batom e lacinho vermelho. Desde essa época, o número de mulheres sendo personagens principais de jogos eletrônicos só foi aumentando – ainda bem. Atualmente, temos inúmeras protagonistas femininas dos games. Separei 4 delas para falar mais sobre.

Samus Aran, a primeira das protagonistas femininas dos games com características humanas e jogável

A primeira das protagonistas femininas dos games com características humanas e jogável da história surgiu em 1986. É a nossa famosa Samus Aran, de Metroid, uma caçadora de recompensas intergaláctica. 

À primeira vista, ninguém sabe que ela é mulher. A personagem começa o jogo vestida numa armadura que cobria todo o seu corpo. Ou seja, o jogador só descobre que ela é do sexo feminino no final.

Samus sempre foi uma personagem muito característica e apareceu em todos os jogos de vídeo da Metroid. Ela também tem um grande destaque na série Super Smash Bros.

Samus Aran é definitivamente, um marco nos videogames.

Lara Croft, a pioneira do gênero de aventura

É impossível falar de protagonistas femininas dos games e não citar Lara Croft, de Tomb Raider, né? Lara veio ao mundo em 1996 para iniciar suas aventuras.

Em síntese, ela foi a primeira mulher protagonista feminina em um jogo do gênero e seu alcance permitiu que muitas garotas se identificassem com ela. Dessa forma, quando se pensa em mulher na mídia dos videogames, geralmente, é Lara que vem em mente. Os primeiros jogos de Tomb Raider foram um sucesso.

Lara Croft já teve suas aventuras reiniciadas algumas vezes. Esses reboots mudaram sua origem e sua personalidade. Seja como for, isso não deixa de tornar a personagem um marco na história dos games.

Lara ganhou até filmes – dois deles nos anos 2000, estrelados por ninguém mais, ninguém menos que Angelina Jolie, no auge de seu estrelado. Em 2018, as aventuras de Lara foram adaptadas para as telonas novamente. Dessa vez, quem a interpretou foi a atriz Alicia Vikander, em uma versão que se orientava mais pelo reboot feito em 2013.

Aloy, de Horizon Zero Dawn

Agora, na atualidade, temos também Aloy, a protagonista de Horizon Zero Dawn. Para desenvolver a personagem, a Guerilla Games chegou a ir contra a Sony, que achava muito arriscado colocá-la no game. Contudo, Aloy foi muito bem recebida pelos jogadores. Ela é forte, determinada e tem uma ótima evolução ao longo da história.

Max, uma das mais marcantes protagonistas femininas dos games

Outro jogo que tem protagonismo feminino é Life is Strange. Max é a personagem princiapal do game, onde conseguimos observar um grande desenvolvimento dela. Não só temos Max, como também quem se destaca é Chloe, seu cabelo azul e suas tatuagens. Ela é uma personagem forte e questionadora.

As duas garotas formam uma dupla incrível ao longo da jornada do game

Clique aqui e confira o que a Brotherss Informática tem a oferecer.

Join the conversation