Pular para o conteúdo
Início » Geral » Valve pode lançar PC portátil para bater de frente com Switch

Valve pode lançar PC portátil para bater de frente com Switch

A Valve está supostamente trabalhando em um novo dispositivo portátil para bater de frente com o Nintendo Switch.

Promessa de portatil da Valve

A Valve tem sido muito bem sucedida com a Steam, que é a plataforma referência para compra de jogos de PC. Ela sempre buscou outras maneiras de expandir, de modo que rumores fortes apontam a possibilidade da empresa estar criando um console portátil, com APU AMD, que pode ser anunciado ainda este ano. Nesse sentido, esse console traria jogos de PC para um hardware portátil rodando Linux.

O rumor começou quando Pavel Djundik escreveu para o site SteamDB, dizendo que encontraram um código na Steam sobre um controle, da própria Valve, com o codinome Neptune. Então, dentro dele estaria o “SteamPal” e “SteamPal Games” (Game List_View_NeptuneGames). Essa notícia ainda se somava a outros achados do ano passado, sobre um novo lançamento da empresa.

Twitter de Pavel Djundik falando sobre a descoberta na Steam

Segundo as informações, o SteamPal será um dispositivo parecido com o Switch, capaz de rodar games de PC, com tela própria e com capacidade de ser ligado em monitores. Além disso, será possível utilizar acessórios como Mouse, teclado, fones e etc. Segundo os rumores, a Nvidia estaria fora do projeto, deixando a Intel e a AMD no páreo.

Valve Steam 2021

Um concorrente para o Switch?

A AMD já fornece silício para o Xbox e o PlayStation 5, o que a torna a parceira ideal para a Valve conseguir entrar forte no mercado mundial. Assim, aumenta o interesse da Intel em não deixar a concorrente tomar tanto espaço de mercado. Contudo, é óbvio que ainda não temos detalhes sobre a faixa de preço e nem sobre a bateria, que é algo bem sensível nesse tipo de projeto.

A tentativa de criar um concorrente forte para o Switch não é novidade. Existem vários modelos chineses que tentam entrar nesse mercado de console portátil, como Aya Neo e o GPD WIN 3, que usam o Windows 10. Contudo, nenhum deles tem a Valve como distribuidora. Nesse sentido, a empresa já falhou algumas vezes em emplacar suas Steam Machines, como o Steam Controller, que teve baixa aceitação.

O controle da Steam que não pegou

A grande dificuldade de criar um portátil é o malabarismo entre desempenho consumo e preço. Assim, hoje não existe um consenso sobre uma configuração que atendesse todas essas necessidade. Todavia, obviamente, a AMD e a Intel poderiam desenvolver algo mais customizado, como foi feito para os consoles Xbox e PlayStation 5.

Segundo os rumores, o lançamento do dispositivo deve ocorrer no fim de 2021, mas é bem possível que haja um atraso na produção, devido à pandemia e à escassez do silício. Então ficamos no aguardo.

Para mais conteudo sobre tecnologia e games, continue na nossa página clicando aqui.

Join the conversation