Pular para o conteúdo
Início » Geral » Valve Steam Deck vs Nintendo Switch

Valve Steam Deck vs Nintendo Switch

Hoje vamos falar sobre o Steam Deck, o console/PC que a Valve anunciou, comentando sobre a batalha entre ele e o Nintendo Switch e comparando o que ambos tem a oferecer.

Steam Deck vs Nintendo Switch

A Valve anunciou, no último dia 15 de julho, o seu console portátil, o Steam Deck, que basicamente é um PC em miniatura. Ele será capaz de rodar todos os títulos disponíveis no mercado, em uma resolução menor. A princípio, o novo console chamou a atenção por suas semelhanças com o portátil da Nintendo. Contudo, os jogos dele são muito diferentes e algumas características também. Então vamos pontuar essas características ajudando vocês a decidirem qual vale mais a pena para o seu perfil.

Os jogos

A primeira coisa a se considerar, para escolher entre o Steam Deck ou o Nintendo Switch, obviamente são suas bibliotecas de jogos. A Nintendo se apoia em seus clássicos como Zelda, Mario e outros títulos conhecidos por sua excelência tanto em execução quanto em criatividade, ela também possui um acervo de jogos indies em sua biblioteca, que utilizam muito bem o formato portátil de seu console.

Por outro lado, a Valve trará um console que consegue rodar os jogos da Steam, o que lhe garante uma grande biblioteca. Além disso, ele tem potência de rodar os jogos mais pesados da geração atual, incluindo games single player, como Red Dead Redemption 2, ou mesmo multiplayers, como Battlefield. Ele ainda roda jogos levas, como Hades, o que no caso seria uma ótima pedida para jogatinas casuais fora de casa.

A maior batalha as plataformas sempre vai ser sobre os titulos

Resumo

Para aqueles que não são apaixonados pelos games da Nintendo, o Steam Deck parece muito superior, visto que ele ainda tem aplicabilidades como um PC e permite jogar games de computador. Contudo ele fica limitado pela resolução HD, com uma resolução muito menor que os consoles mais potentes.

Por outro lado, o que fica claro é que o Nintendo Switch vem para agradar o grande público, com jogos familiares muito bem feitos, criados já pensando no console em si. Enquanto o Steam Deck vem suprir a demanda do público mais Nerd, que quer continuar seu games mesmo fora de casa, de maneira mais confortável e barata do que comprar um notebook gamer.

Hardware

Outro assunto que sempre estará em pauta é: Qual o mais potente?

Ambos os consoles são dispositivos móveis com tela embutida. A tela do Switch possui 6,2 polegadas com uma resolução de 1280X720, enquanto a telado Steam Deck tem 7 polegadas e resolução de 1280X800. Contudo, há informações de que Nintendo vai lançar um modelo com tela maior que 7 polegadas, mas por enquanto é isso que temos.

O controle do Steam Deck possui touchpads, embaixo dos joysticks, para ajudar na utilização de funções do PC. Lembrando que muitos jogos são feitos para serem jogados com mouse e teclado, então essa é uma maneira de atenuar essa dificuldade. Com isso, o controle terá um corpo mais robusto. Na prática, a ergonomia do Switch aparenta ser melhor, com seus anos de estrada, é fácil afirmar que a Nintendo leva a melhor nesse aspecto.

A ergonomia do Nintendo Switch é impar

Qualidade Gráfica

Com as configurações apresentadas, o Steam Deck não vai ter problemas para rodar a maioria dos games atuais, com taxas de 60 quadros por segundo. Talvez alguns tenham que optar por configurações mais modestas, mas nada que já não seja normal para os usuários de PC. Já o Switch roda seus games em sua grande maioria a 30 quadros, o que faz seus jogos terem menos fluidez que seu concorrente, que é um projeto mais robusto.

Comparativo de Hardware

Os dois consoles tem grande conectividade com televisores e monitores. O Switch até possui uma resolução melhor, quando utilizado como console de mesa, contudo, como o Steam Deck é basicamente um PC em Linux, é só usar uma porta USB-C ou até mesmo opções sem fio, para utilizá-lo como um desktop. Também é possível rodar um game no seu PC mais potente e transmitir para o portátil, que consegue rodar na TV da sala, por exemplo. Assim você utiliza a maior potência do seu PC no conforto e dimensões da sua TV.

Steam Deck e seu acervo incrivel

Olhando para o quadro geral, o Steam Deck sai muito na frente se comparado ao Nintendo Switch, tanto em configuração, quando tem versatilidade. Contudo, a grande questão é o quanto você ama os games da Nintendo. Sabemos que a experiência que a Nintendo consegue imprimir em seus games é única e se é isso que você quer, só vai encontrar no Switch.

Assim, não existe uma definição clara sobre qual portátil vale mais a pena, mas acreditamos que agora vocês conseguem entender melhor para qual público cada console foi feito.

Para mais conteúdos como esse continue na nossa página clicando aqui e para turbinar o seu PC entre na nossa loja clicando aqui.

Join the conversation